top of page

Quem somos

A Sociedade Brasileira em Práticas Integrativas e Complementares é uma organização sem fins lucrativos que possui uma variedade de objetivos representativos no campo das chamadas práticas integrativas e complementares. Visa levar ao conhecimento da população os benefícios das PICS na abordagem integral e ampla de saúde, inclusive no aspecto preventivo. Além dessa finalidade, destacam-se objetivos de proteção dos profissionais que trabalham com as práticas integradas, a busca pela regulamentação justa e adequada das mais diferentes terapias, a prestação de assistência social aos segmentos mais carentes da sociedade, a articulação pelo fortalecimento profissional dos espaços terapêuticos e escolas de formação e a estimulação de pesquisas e publicações acadêmicas sobre a eficácia das práticas integrativas.

A SOCIEPICS defende a expansão da cultura das práticas por toda a população, bem como no sistema público de saúde. No caso do SUS, buscará ampliar o rol de terapias atualmente oferecidas. Já no campo privado, atuará como entidade representativa dos interesses e direitos dos profissionais em PICS (terapeutas, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, biólogos, psicólogos, biomédicos, dentre outros).

Porém, a entidade não fica restrita ao universo das PICS. Vai além, ao considerar a interseção com outros segmentos conexos com a noção de saúde. Por isso, conforme previsão estatutária, tem igualmente como objetivo atuação conjunta com entidades e movimentos em prol da defesa de uma alimentação mais natural e orgânica.

Assim sendo, a SOCIEPICS busca a formação de uma rede de parceiros em diferente segmentos representativos da população a fim de promover cada vez mais a cultural e o acesso às diferentes terapias. Para tanto, buscará construir uma rede privada de parceiros por meio de convênios, firmar termo de fomento, colaboração ou acordo de cooperação com o poder público, acompanhar projetos de lei com impacto  sobre os profissionais em PICS e demais temas cuja ação da SOCIEPICS se faça necessária a fim de garantir e assegurar os direitos dos seus associados.

  

Sociedade Brasileira em Práticas Integrativas e Complementares

Sede Recife: Rua Galvão Rapsoso, 121, Recife-PE, CEP 50.610-330 Telefone: (81) 9 8638-2891

bottom of page