top of page

Pela permanência das PICS na atenção primária



A SOCIEPICS apoia a permanência da PNPICS na APS!


A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) é uma importante política de saúde, com 14 anos de existência exitosa, e tem apresentado grandes avanços nos últimos anos. Essa política está presente no cotidiano de um numeroso contingente de profissionais, pesquisadores, gestores e usuários do SUS. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde - 2020, são quase 10 milhões de brasileiros que utilizam as PICS.


A possibilidade de mudança da PNPIC para a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), comunicada à RedePICS Brasil na quinta-feira 17 de setembro de 2020, deixou a todos extremamente preocupados, considerando que isto fere as diretrizes desta política pública voltada ao cuidado e atenção a saúde, compromete a execução da mesma junto aos municípios que tem a atenção primária do Ministério da Saúde como referência.


Adicionalmente, essa mudança não foi discutida com entidades nacionais como o CNS, -SS, -SEMS e a RedePICS Brasil. A RedePICS Brasil é uma rede colaborativa com a missão de garantir o cuidado integrativo no SUS, criada em 2015, formada por mais de 150 entidades nacionais que atuam, pesquisam, formam, gerenciam e cuidam com as PICS no SUS.


Nossa apreensão frente a essa mudança de secretarias baseia-se no cenário atual em que a PNPIC está presente em mais de 78% dos municípios, 100% das capitais e 17 mil estabelecimentos de saúde, sendo que 90% desses serviços estão na Atenção Primária em Saúde. A oferta de PICS existe em todos os estados brasileiros, sendo que mais de 4300 municípios. As experiências de oferta de PICS hoje são uma referência internacional, pesquisadores, países, e até a própria Organização Mundial da Saúde (OMS), acompanham as experiências das PICS no Brasil, principalmente as experiências consolidadas na Atenção Primária.


127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Edital de convocação de eleição

A Sociedade Brasileira em Práticas Integrativas e Complementares – SOCIEPICS, através de sua Diretoria, devidamente representada pelo seu Presidente, Sr. Emmanoel F. Carvalho, em consonância com o est

bottom of page